SETOR DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA APRESENTA NOVAS TENDÊNCIAS COM FOCO NA REDUÇÃO DE EMISSÃO DOS GASES DE EFEITO ESTUFA E GERAÇÃO DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS

20 abr 2011

Se o setor de transporte hoje é o maior responsável pela emissão de gases do efeito estufa, grande também é o envolvimento de empresas do setor em criar soluções para diminuir esse atrito. Além de contribuir com o meio ambiente, empresas estão conscientes que investir em sustentabilidade é agregar valor ao negócio. Em entrevista exclusiva para a organização da ECO Transporte e Logística - Conference, o presidente da SEQTRA e da A.N.R , Dário Palhares, comentou sobre os principais desafios e iniciativas do segmento de transporte nacional. As empresas, que atuam na área de logística e transporte rodoviário, respectivamente, serão umas das apoiadoras da ECO Transporte, que acontece de 18 a 19 de maio na FECOMÉRCIO, em São Paulo.

A ECO Transporte & Logística irá apresentar uma proposta inédita no Brasil, voltada exclusivamente para pensar e debater a relação entre meio ambiente, transporte e logística de maneira diferenciada. Qual a importância de participação de um evento com este caráter?

DP- O evento é uma oportunidade para apresentarmos nossa visão e propósito pelo socioambiental correto, além de estabelecermos junto ao mercado de logística um diferencial de serviços.

Quais são as expectativas da Seqtra  e da A.N.R ao patrocinar o evento?

DP - “Evolução em Todos os Sentidos“. Temos uma visão de uma engenharia focada em Negócios Sustentáveis.

Como o setor de transportes pode contribuir para o desenvolvimento do país? Quais os mais recentes casos de sucesso no Brasil ou exterior?

DP - O setor de transporte/logística até 2030 estará entre os três principais setores que mais emitiram gases efeito estufa, ou seja, GEE. Sendo assim, caberá a este setor inovar e buscar soluções que possibilitem a sociedade crescimento sustentável e responsável, quando da utilização deste modal. A SEQTRA é com certeza um caso de sucesso e de visão inovadora neste processo.

Novas soluções para a preservação do meio ambiente tem se mostrado uma das principais preocupações na atualidade. Quais serão as inovações para a área de transportes?

DP - A SEQTRA, com a visão e missão pela inovação desenvolveu o Software “SLIIC – Soluções Logísticas Inteligentes & Itens Controlados”. Trata-se de um sistema que faz a medição on-line das emissões de Tco2 – um dos gases causadores do efeito estufa -  de cada caminhão e calcula não só os impactos junto a sociedade como faz a gestão pela Redução, Compensação e Mitigação destes gases. Através dele podemos apontar oportunidades para aplicação de parcerias em projetos socioambiental culturais que realizem uma política ambiental correta sempre em concordância com nossos clientes.  Já na A.N.R, focamos nosso trabalho no treinamento, educação e investimento em tecnologia.

Quais as principais tendências e desafios do atualmente no transporte nacional?

DP - Acreditamos que o empresariado deverá buscar o equilíbrio entre o resultado financeiro do seu negócio proporcionando ações sustentáveis e culturais junto a sociedade.
Para tal, é preciso evoluir e inovar na logística, desenvolvendo inteligência que possa transformar “dados e informações estratégicas”. Na SEQTRA, por exemplo, temos o projeto SLIIC, que proporciona ao mercado uma nova visão e responsabilidade por negócios sustentáveis.

Como trabalhar a sustentabilidade no setor de transporte?

DP - Com propósito, paixão e parceria entendendo que devemos buscar o crescimento consumindo cada vez menos, propondo e mostrando ao mercado, que sustentabilidade é o fortalecimento de uma sociedade culturalmente consciente.

Quais são as tendências em tecnologia para o transporte de cargas? Quais as principais vantagens?

DP - Uma das principais tendências será o investimento em gestão de segurança ambiental social, que irá permitir um crescimento sustentável de uma sociedade mais duradora e responsável.

A ECO Transporte e Logística - Expo&Conference acontece de 18 a 19 de maio na FECOMÉRCIO de São Paulo. O evento será organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado.

SETORES DA FEIRA

Planejamento Estratégico, Logística, Industrial, Supply Chain, Suprimentos, Materiais, Produção, Manufatura, Fábrica, Compras, Procurement, Transportes, Frota, Cargas, Comércio Exterior, Trading, Manutenção, Armazenamento, Distribuição, Qualidade, Meio Ambiente, Negócios, Project Finance, Infraestrutura, Carta de Crédito, Responsabilidade Civil.